Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fortaleza, 286 anos

Parabéns, Fortaleza!

No dia 13 de abril de 1726, "nascia" Fortaleza.
O que era um povoado crescendo ao redor de um forte - com uma população estimada em 200 habitantes -, foi elevado à condição de vila. Mas só em 1799, após 73 anos, passou a ser a capital do Ceará, então, com uma população de 2.864 habitantes.

A palavra em latim "Fortitudine" (presente em seu brasão), que em português significa: "força, coragem" é o lema da cidade. Muitos podem até desconhecer este lema, mas não há quem não perceba esta força. Fortaleza cresce sem uma devida administração. Quem tem o poder, ignora necessidades que a população da capital do Ceará clama por solução. Mas alheia a isso, esta cidade não deixa de mostrar seu encanto, e o povo continua solidário e acolhedor.

Ontem, belas praias desertas, casarões, muros baixos, cadeiras na calçada, cidade pequena e tranquila. Muitos vieram de Portugal sozinhos ou com a família (como o meu trisavô materno) ou mesmo do interior do Estado para nela residir, conseguindo um emprego ou montando seu próprio negócio.


















Hoje, é o 5º município brasileiro em população, com 2.447.409 habitantes (Censo de 2010 - IBGE). Sua área é de 313.140 km². Clima tropical. Temperatura média de 29 ºC (alta) e 23 ºC (baixa). O Sol brilha a maior parte do ano, dando um colorido especial para nossos olhos. Continua com belas prais - a cor do mar fica entre o verde e o azul-turquesa -, que já não são mais desertas, algumas com coqueiros, prática de esportes, barracas com estrutura de restaurante e casa de show. Na Av. Beira-Mar, enconta-se um calçadão - onde diariamente se faz caminhada e cooper - com uma feirinha de artesanato, hotéis, lanchonetes, restaurantes e apartamentos com moderna arquitetura que, se unem à beleza natural da orla marítima seduzindo a quem por lá passa.
A culinária é de dar água na boca! Os pratos regionais vão de mariscos: lagosta, camarão, peixe, caranguejo... à comida do sertão: carne de sol, carneiro, feijão verde, baião-de-dois...

Polo de moda. Criações de bom gosto, da escala industrial aos estilistas.
Fortaleza também é cultura! Tem filhos ilustres e muito talentosos, Escritores, Atores, Diretores, Compositores, Cantores, Cineastas, Comediantes, Artistas Plásticos...
Fortaleza é isto e muito mais!
13/04/2012
Beatriz Napoleão
*Fonte de pesquisa: Wikipédia > http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário