Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

A Terra e seus habitantes


A Terra tem 4,54 bilhões de anos. Hoje, 22 de abril é o seu dia - Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas que nosso planeta vem enfrentando, e procurar soluções para questões ambientais, preservar a biodiversidade entre outras.
Seus cinco continentes possuem uma área de 148.647.000 Km², e os oceanos têm aproximadamente 361.000.000 Km².
Mais de 70% do planeta é de água  - só dos oceanos, fora a água dos rios e mares. Por isso é também chamado de "planeta azul". 

A magia das diferenças raciais
(foto do blog O Livro dos Espíritos)
A população mundial é de aproximadamente 7,2 bilhões de pessoas (dados da Organização das Nações Unidas - ONU).

Exemplares marítimos

Muitos animais e vegetais foram extintos, muitos outros estão em risco de extinção.
No Brasil, projetos como o "Tamar" (http://www.tamar.org.br/) e o Viva o Peixe-Boi-Marinho (http://www.icmbio.gov.br/cma/ - http://mamiferosaquaticos.org.br/?page_id=267), ajudam a preservar essas espécies. 

Alguns Animais que correm risco de extinção

Até o início do século 20, o Pinguim Africano era facilmente encontrado nas praias do sudoeste da África. A espécie, que vive em bandos, é bastante resistente aos predadores naturais, mas acabou entrando para a lista de animais em extinção por causa dos frequentes derramamentos de óleo na costa africana. De acordo com informações da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), é provável que, atualmente, existam apenas 55 mil exemplares do pinguim.

O Elefante Asiático sofre grande risco de extinção. Desde o início do século 20, mais da metade dos indivíduos foi aniquilada pela ação humana. A espécie, que já perdeu grande parte de seu habitat natural, é caçada por comerciantes de marfim e domesticada para fins turísticos em vários países do sudoeste asiático, principalmente na Tailândia. Este elefante da foto nasceu em 2010, no Zoológico de Berlim.

A Baleia Azul, o maior animal do mundo, pode desaparecer em breve. A espécie começou a ser dizimada ainda no século 19, quando pescadores desenvolveram equipamentos especializados para a caça de grandes baleias. Atualmente, existem cerca de 10 mil indivíduos em todo o mundo.

O Leopardo Persa é um dos animais com maior risco de extinção no mundo. A espécie, que era comumente encontrada no Oriente Médio (principalmente na Turquia e no Irã), foi dizimada por guerras, traficantes de pele, desmatamentos e atropelamentos. Atualmente, existem pouco mais de mil indivíduos adultos em todo o planeta. O filhote da foto nasceu em um cativeiro na Itália, em 2011.

De acordo com as estimativas mais otimistas, restam cerca de 3 mil exemplares de Panda Gigante em todo o mundo. Estes, cerca de 200 vivem em cativeiros. A espécie está em extinção por causa da destruição de seu habitat natural: os bambuzais do centro-sul da China. Apesar de pertencerem à ordem dos carnívoros, os pandas são herbívoros e, praticamente, só se alimentam de bambu. O Simpático casal da foto (Xingrong e Xingya) é um dos poucos casos de animais criados em cativeiro que conseguem se mudar para um ambiente selvagem. Eles foram soltos em uma reserva ambiental da China, após um processo de adaptação à natureza.

Este é o Orangotango de Sumatra - um primata exclusivo da ilha indonésia. A espécie está em extinção por causa do desmatamento das florestas tropicais e também porque os filhotes são roubados das mães para serem vendidos como bichos de estimação. Atualmente existem apenas 7 mil indivíduos no planeta.

O Jacaré da China está em extinção porque o seu habitat natural (pântanos do sudeste da China) foi destruído para dar lugar a plantações de arroz. Estima-se que existam apenas 200 indivíduos na natureza e outros 10 mil criados em cativeiros.

O Camelo Bactriano é um mamífero nativo do leste da África, que está quase extinto por causa da ação humana. O habitat natural animal, em sua maior parte, foi destruído por fazendeiros e mineradores. Atualmente, existem cerca de 700 indivíduos em todo o mundo.


O Gorila das Montanhas também pode desaparecer nos próximos anos. Existem apenas 700 indivíduos na natureza. A espécie, comum da África Central, foi dizimada pela ação humana: guerras, doenças, desmatamento e caça.

O Kakapo é um papagaio noturno que habitava a Nova Zelândia. Hoje, existem cerca de 80 indivíduos em todo o planeta; todos criados em cativeiro. A espécie foi dizimada por humanos que caçavam o pássaro em busca de carne e penas (usadas para decoração).

Devido a políticas predatórias e à destruição do meio ambiente, o Lobo Vermelho, nativo do sudeste dos Estados Unidos, foi praticamente extinto na década de 1980. Atualmente, existem cerca de 200 indivíduos que vivem em cativeiros e outros 50 que foram reintroduzidos à natureza.

A Tartaruga de Couro, também chamada de Tartaruga Gigante, está em extinção por causa da dificuldade de sobrevivência dos filhotes. Os ovos são frequentemente destruídos por mamíferos, aves e répteis. Além disso, quando as tartarugas nascem e encontram a água, podem ser devoradas por crustáceos, peixes e cefalópodes. De acordo com dados do governo americano, por ano, as fêmeas fazem cerca de 30 mil ninhos. Na década de 1980, havia mais de 100 mil ninhos.

A Foca Monge do Havaí também se encontra entre os animais com maior risco de extinção. A pequena população, estimada em mil indivíduos, é ameaçada por por lixo marinho, caça predatória, comércio ilegal de peles e doenças. É bom lembrar que sua prima, Foca Monge do Caribe, foi extinta na década de 1950.

O Leopardo das Neves também pode desaparecem em breve. Devido à caça, restam apenas 5 mil indivíduos em todo o mundo. A espécie, original da Ásia Central, é altamente requisitada por traficantes que atuam na indústria das peles. O leopardo da foto vive no Bronx Zoo, em Nova Iorque.

A Zebra de Grévy é o maior equino do planeta. Atualmente, existem apenas 3 mil indivíduos em todo o mundo. A espécie foi caçada durante anos por comerciantes de peles.

O Leão Asiático é nativo de Gurajat, na Índia. Existem apenas 400 indivíduos em todo o mundo. A espécie está em exti,ção por causa da disputa de território com outros animais e com humanos. O habitat natural do leão, muitas vezes é transformado em áreas de agricultura. Esta leoa está cuidando de seus filhotinhos em um zoológico indiano.

O Pato Mergulhão é um animal nativo do Brasil e corre sérios riscos de extinção. Existem apenas 250 indivíduos em todo o mundo. A espécie está desaparecendo por causa do desmatamento e do assoreamento dos rios.

O Tigre de Bengala é uma subespécie de tigre, nativa do sul da Ásia. Devido ao comércio de peles e a destruição do meio ambiente, existem apenas 2500 exemplares em todo o mundo.

O Asno Selvagem Africano é um equino nativo do norte e nordeste da África. A subespécie está em extinção por causa da domesticação e da destruição do meio ambiente. Existem pouco mais de 500 exemplares na natureza.

Existem apenas sete indivíduos do Rinoceronte Branco do Norte em todo o mundo: uma na República Tcheca, quatro no Quênia (um deles está na foto) e dois nos Estados Unidos. O animal está à beira da extinção por causa da caça predatória e da destruição do meio ambiente.
(fonte: http://super.abril.com.br)

Plantas na lista de extinção no Brasil

Árvores como o pau-brasil, o mogno e o palmito-juçara são três exemplares da nossa flora que estão em perigo por causa de sua exploração comercial. A primeira tem sido explorada desde os tempos coloniais para a marcenaria e para obtenção de seu pigmento de cor avermelhada que caracteriza a espécie. A segunda é outra espécie de planta ameaçada de extinção no Brasil por conta de sua madeira. Centenas de árvore têm o seu fim nas serrarias ilegais da Amazônia, região da qual ela é originalmente extraída. Já o palmito-juçara, originário da mata atlântica, quase desapareceu em razão de seu interesse comercial. Extrair o palmito leva toda a palmeira à morte e são necessários até 12 anos para que a palmeira atinja o período de extração. Alternativas ao palmito-juçara são as espécies de palmito provenientes da pupunha e do açaí, mesma palmeira da qual é extraída o fruto amazônico.
Andiroba, Arnica, Xaxim, Jequitibá, Araucária, Castanheira, Mogno 
(fonte: Pensamento Verde)
Jacarandá, catléia, entre outros, também estão na lista

Beleza em plumas


Lugares para conhecer

Apesar de toda a água existente no "Planeta Azul", só 2,5% é doce. Destes, dois terços encontram-se nos gelos das montanhas e nas calotas polares, outra parte está no subsolo, sendo assim, a população mundial tem para consumo 0,26% de toda a água existente. Com tanta poluição nos rios e o consumo desmedido da maioria das pessoas, num futuro próximo teremos sérios problemas de água. Precisamos ter consciência, e usar água na quantidade necessária, sem desperdício.
Preservemos tudo que há de precioso em nosso planeta. As gerações futuras agradecem.
BeatrizNapoleão

2 comentários:

  1. Achei excelente Biá! Parabéns pelo artigo super importante !
    Bjs , Arteana

    ResponderExcluir
  2. Biá querida
    Amei suas cronicas , verdadeiras reportagens...
    Menina escritora , como estamos em tempo de Copa no Brasil, vale dizer: vc joga muito bem em todas as posições!
    Bjs florais , parabéns!
    arteana

    ResponderExcluir