Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Caminhos da Vida

Por onde andei?
Andei por muitos lugares.
Vi de tudo.
Ouvi o que queria e o que não queria.
Passei por lugares que nunca mais quero voltar.
Melhor se não tivesse estado lá.
Vi quem dizia ser amigo
E por trás se desfazia.
Isto é pouco perante o que vi!
Vi maldade com animais, por puro prazer.
Pais brigando com filhos.
Não a briga para ensinar o que é melhor,
Mas a briga que afasta, que destrói.
Irmãos que ignoravam o sangue que lhes corre nas veias.
Mãe que prejudicava um filho para obter algum benefício.
Ouvi palavras que caluniavam.
Fui apresentada a injustiça, a falsidade,
A decadência e a amargura.
Conheci a infelicidade.
Fiquei cara a cara com todas,
Mas não quis manter uma amizade.
Até tentei me aproximar da amargura.
Na ilusão de que se ela se unisse à alegria mudaria de lado.
Mas, foi inútil. O que estava em seus planos era me ter ali.
Elas tentam te envolver com uma teia
Onde quem domina é uma aranha venenosa.
Horrorizada passei por esses caminhos,
E não quero voltar.












Também passei por lugares lindos.
Agradáveis em todos os sentidos.
Com beleza e leveza.
Onde as pessoas procuravam facilitar a vida do outro,
Mesmo que fosse um desconhecido.
Vi gente se doando.
Doando dinheiro, sua palavra, seu sorriso, seu tempo.
Alguns dividindo o pouco que tinham.
Nestes lugares, vi a felicidade.
Minha amiga de sempre.
Com isso aprendi a ter mais cuidado
Com o caminho a tomar.
Mas, também sei que, por mais que tente evitar
Algumas vezes passarei por caminhos tortuosos.
Então, antes de seguir olharei por onde ir.
E  não tendo como impedir acidentes futuros,
Cada passo que eu der procurarei estar ao lado
Da amizade, humildade, solidariedade, harmonia, paz,
Compreensão, do carinho e principalmente do amor.
Assim, a felicidade fará questão de seguir comigo.
E quando passarmos por lugares que estiver a outra turma,
Se tentarem nos envolver,
Juntos passaremos sem maiores danos e,
Seremos fortes o suficiente
Para se necessário, construirmos outro caminho.
Beatriz Napoleão 

4 comentários:

  1. aii tia lindissimo!!!puro e cristalino como vc !!te amo muito,espero que ao meu lado tenhas visto parte de felicidade e amor ;)flavinha

    ResponderExcluir
  2. Quem anda na luz não sucumbe com as trevas, mas tem luz própria que lhe guia no caminho certo. Não é preciso andarmos pelos caminhos tortuosos para encontrarmos a tristeza, por que as vezes os acontecimentos tristes nos acometem sem que o procuremos, mas é como aquela música: "Ainda se vier nuvens traiçoeiras, se a cruz pesada for Ele estará contigo, o mundo pode até fazer você chorar mas Deus te quer sorrindo"...
    E o seu sorriso é lindo, continue assim!

    ResponderExcluir
  3. BIBI, VC QUE FEZ??? AUTORIZA PARA QUE EU LEIA NA MINHA FESTA. LOVE YOU! BJOS

    ResponderExcluir
  4. Estou me emocionando com tantas coisas lindas,Um beijão Biá

    ResponderExcluir